Assistentes virtuais: O que são e como funcionam

  • Magic Look 

O surgimento de novas tecnologias smart, como TVs, celulares, relógios, entre outros, trouxe diversos avanços que impactaram e continuam impactando na vida das pessoas. Uma dessas tecnologias que vem se destacando na era de transformação digital são os assistentes virtuais inteligentes.

Quando pensamos que existe um sistema comandado por voz que pode realizar pesquisas, executar ações em outros equipamentos e organizar o nosso dia a dia, pode até parecer coisa de filme de ficção científica, não é mesmo? Bem, mas isso é realidade e já existe há algum tempo.

Mas, afinal o que é um assistente virtual? Eles são sistemas inteligentes utilizados para auxiliar as pessoas em uma ou mais tarefas do cotidiano, além de serem softwares que respondem a comandos de voz, que deixam a sua experiência de uso ainda mais sofisticada e moderna.

Eles podem pesquisar algo que você esteja com dúvidas, agendar um compromisso no seu calendário, realizar uma ligação, tocar uma música e até mesmo ligar equipamentos sincronizados. Tudo isso apenas pelo comando de voz.

Se você ainda não reconheceu nenhum assistente virtual, selecionamos os principais que estão no mercado e até dentro dos nossos smartphones. Confira:

Siri

A assistente da Apple ficou famosa pelas respostas engraçadas e inusitadas para perguntas bem específicas, como questionamentos sobre a vida amorosa e piadas.

Siri foi lançada em 2011 e está disponível em todos os dispositivos da Apple como assistente virtual.

Alexa

A Alexa é a assistente virtual da Amazon, foi lançada em 2014 e é a mais popular fora do Brasil. Ela foi inspirada no computador da série Star Trek e é integrada ao Echo, alto falante inteligente da Amazon.

A Alexa ainda possui uma versão voltada para negócios, no qual possui ferramentas para auxiliar na produtividade, como agenda, gerenciar conferências e muito mais.

Cortana

Cortana é a assistente virtual do Windows e, apesar de ser conhecida, ainda está longe da popularidade e da tecnologia de seus concorrentes.

Foi lançada em 2014, está disponível nos dispositivos do Windows e pode ser integrada ao Invoke, um alto-falante inteligente.

Google Assistant

Quem nunca disse um “Ok, Google” e de repente surgiu uma voz perguntando “Como posso ajudar?”

O assistente virtual do Google não possui um nome humano como a Alexa ou Cortana, mas é um dos mais conhecidos e também um dos aplicativos mais refinados e mais próximo de características humanas.

Quase tão humano que chega a ser prestativo perguntando se precisa de algo mesmo quando não tem ninguém falando.

Bixby

Por fim, o Bixby, o assistente virtual da Samsung. Ele foi implementado a partir dos modelos S8 e S8+, em 2017. Por ser muito novo, ele não é tão conhecido quanto os outros assistentes virtuais.

Atualmente, essa ferramenta só está disponível em aparelhos móveis, mas a Samsung planeja implementar o Bixby também como assistente doméstico, nos refrigeradores da marca.

Home Assist  Vivo

O Home Assist da Vivo é novo serviço de assistência residencial e suporte técnico. Esse novo serviço foi pensado para que os clientes da operadora possam ter a melhor experiência com seus equipamentos eletrônicos. 

O suporte técnico pode ser acionado para instalação, configuração e orientação com dispositivos eletrônicos na residência, seja para TVs, home theaters, câmeras, computadores, impressoras, redes Wi-Fi, entre outros.

Os assistentes virtuais podem ser uma mão na roda no nosso dia a dia, mas eles precisam estar conectados a uma rede de internet de qualidade para funcionar, afinal eles precisam realizar pesquisas na web e registrar seus compromissos na nuvem. A Vivo oferece as melhores opções de pacote de internet banda larga e móvel para você não ficar de fora das novas tecnologias, além de oferecer o Home Assist para seus clientes. Não perca mais tempo no passado e se conecte com o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *